O Recibo é um garantidor, um comprovante de pagamento, a prova de que houve uma negociação entre duas partes.
É possível emitir os seguintes tipos de recibo no Dindin:
Recibo de Recebimento: Este recibo é utilizado para declarar o recebimento de quantias relacionadas a qualquer tipo de obrigação ou serviço, que você ou sua empresa tenha realizado.
Recibo de pagamento: Quando você ou sua empresa é quem paga por um determinado serviço, e o favorecido (a outra parte) precisa declarar a quantia recebida, este é o recibo que deve ser utilizado.
Para que o preenchimento das informações que compõe o recibo se dê de forma automática, é importante que os seus dados pessoais/empresariais (logo, cpf/cnpj, etc...) sejam preenchidos na tela Gerenciar Usuários (Menu SISTEMA > Usuário), assim como os dados cadastrais do Favorecido.
Para emitir um recibo, clique com o botão direito sobre uma transação, depois em Emitir Recibo, e escolha entre os recibos: recebimento ou o pagamento, conforme figura abaixo:
Por padrão, o recibo mostrado na tela, é um modelo que imprime uma via por página e possui um espaço para inserção do logotipo.
Além do modelo padrão, o Dindin possui outros 3 modelos de recibo, são eles: Recibo de 2 vias com logo, recibo simples (sem logo), e recibo simples de 2 vias.
Você pode alterar o modelo do recibo, clicando em Abrir Modelo
Todos os modelos de recibo do Dindin podem ser alterados, para retirada de alguma informação ou inserção de outras. Para isso, clique no botão Editar Modelo.
Ao clicar no botão Editar Modelo, serão exibidas novas guias na barra de navegação, liberando vários recursos de edição de texto (fonte de letra, tamanho, negrito, etc), de forma parecida com as funções do Word.
Além da exibição das novas guias (Semelhante ao Microsoft Word), ao Editar o Modelo, o texto do recibo passará a ter outro aspecto, chamada de Edição Mesclada, semelhante ao recurso de Mala Direta, onde o Dindin irá disponibilizar algumas informações que podem ser mescladas no recibo.
Para ver todos os campos liberados para mesclagem, clique no botão Inserir Campo Mesclado.
Para inserir um campo, primeiro, posicione o cursor no editor de texto, no local que deseja inserir a informação, e em seguida dê um duplo-clique sobre o campo que quer mesclar.
Para sair da edição do texto e visualizar o resultado da mesclagem, clique no botão Ver Campos Mesclados.
Caso tenha feito qualquer alteração no modelo, é imprescindível que a edição do modelo seja salva no botão Salvar Edição, caso contrário, toda alteração feita na edição do modelo será PERDIDA.
Caso não queira alterar um modelo existente, é possível criar um novo modelo, a partir do recibo que está sendo visualizado.
Para isso, clique no botão Criar Novo Modelo, e na janela que abrir, informe o nome do modelo e depois em Salvar.