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Como cadastrar um bem financiado no Dindin

Solution

No jargão da contabilidade, um bem que você possua, como por exemplo: uma casa, um carro, um investimento, são chamados de Ativos. A acumulação de Ativos, e a diminuição de Passivos (as Dívidas), é a chave para alcançar a riqueza e consequentemente a independência Financeira.

 

Antes de Começar

Nesse guia vamos precisar cadastrar algumas contas na tela inicial. Se você não sabe como cadastrar uma conta, veja primeiro este guia: Como cadastrar suas contas passo a passo.

 

O que Faremos

Para demonstrar como cadastrar um bem e uma dívida, iremos nesse guia simular a compra financiada de uma casa. Se você não possui uma casa, mas outro bem, como um carro ou uma moto, o princípio será o mesmo que demonstraremos aqui.

 

Cadastrando o Bem 

Iremos começar criando uma nova conta no grupo: “Principais Bens”. Preencha os dados do seu bem conforme exemplificado na figura 1. Observação: Mesmo que o seu bem seja financiado, informe no campo “Saldo Inicial” o valor total do seu bem, ou seja, o valor atualizado que o seu bem vale. 

 (Figura 1)
 
 

Cadastrando a Dívida do Bem 

Após cadastrar nosso bem no grupo "Principais Bens", vamos agora cadastrar o financiamento desse bem no grupo “Principais Dívidas”, conforme  figura 2. A diferença aqui, é que no campo "Saldo Inicial" iremos informar um número negativo, que indica o valor atualizado da nossa dívida. 

 

(Figura 2)

O valor do saldo inicial é negativo, pois a ideia é que, à medida que vamos pagando as parcelas do financiamento, este valor vá diminuindo até chegar zero, e não restar mais dívida do nosso bem.

 

Resultado

Na figura 3 podemos ver como vai ficar as contas que criamos depois de gravadas.

 

 (Figura 3)

 

Diminuindo o valor da Dívida

Como mencionado anteriormente, queremos que o saldo da nossa dívida decresça à medida que pagamos as parcelas do Financiamento. 

Para fazer isso é muito simples, precisamos apenar registrar o pagamento da parcela como uma transação do tipo “Transferência”. Se você ainda não sabe como registrar uma transferência, dê uma olhada no guia a seguir: Como registrar um pagamento, recebimento ou transferência.

Ao registrar a Transferência, conforme Figura 4, informe no campo “De”, a conta de onde sairá o dinheiro para pagamento da parcela, e no campo “Para”, a conta da dívida do bem que foi criada. 

 

  

 

 (Figura 4)

 

Essa transação irá gerar um depósito na conta da dívida, diminuindo assim o saldo negativo da conta, confirme figura 5.

 

(Figura 5)

 

 

 

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Category: Funcionalidades

 
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