Realizar o pagamento de uma conta, registrar o recebimento do salário, ou fazer um saque na conta corrente, são exemplos comuns de operações que acontecem no dia a dia.
No Dindin nós chamamos essas operações de transações, e neste artigo iremos ensinar passo a passo a registrar cada uma delas.
1. Acessando a tela Registro de Conta
A tela Registro de Conta é o local onde você irá registrar suas transações, sejam elas um gasto, recebimento ou transferência. Para acessá-la, dê um clique único sobre o nome da conta que deseja registrar a transação.
(Figura 1 - Acesso à tela Registro de Conta)
2. Registrando uma nova transação
Na tela Registro de Conta, clique no botão Novo (+) para acessar o cadastro onde serão preenchidas as informações da transação.
(Figura 2 - Incluindo uma Nova Transação)
3. Registrando o pagamento de uma conta de água.
4. Registrando o recebimento do Salário
5. Registrando uma transferência entre contas (saque na conta corrente)
6. Relação de Campos a preencher no cadastro de uma transação.
Dica: Ao digitar as três primeira letras da descrição, o programa tentará localizar uma transação já efetuada com a mesma descrição e você poderá com um clique preencher os demais campos do cadastro automaticamente.
Despesa: se estiver registrando um pagamento;
Receita: se estiver registrando um recebimento,;
Transferência: Se estiver transferindo um dinheiro de uma conta para outra, (Exemplo: Ao fazer o pagamento da fatura do cartão de crédito, transfira o dinheiro da sua conta corrente para a conta do cartão de crédito.)
Caso o tipo selecionado seja "Transferência", no lugar de "Conta" serão exibidos os campos "De" e "Para" onde deverão ser selecionadas as contas correspondentes.
Dica: Caso o período desejado na apareça na lista de seleção, é possível digitar o período a ser informado.
Dica: Clique aqui para abrir um guia passo a passo que ensina como fazer o controle do cartão de crédito no Dindin.
Dica: Este campo é muito importante no controle da suas finanças. Após registrar a transação, o valor irá ser exibido no painel de categorias da tela inicial na coluna valor realizado da categoria informada.
Dica: O preenchimento da categoria não é obrigatório para o tipo "Transferência".
Botão Separar: Se o valor pago ou recebido não pode ser descrito com apenas uma categoria (por exemplo, você tem leite e pneus no supermercado), clique neste botão e separe o valor da transação em diferentes categorias.
Dica: Caso deseje incluir um centro de custo que não está na lista, digite o nome do centro de custo e aperte a tecla "TAB".
Dica: Na tela de relatórios é possível gerar o relatório Totalização por Centro de Custo que relaciona todos os valores pagos ou recebidos de um determinado centro de custo.
Dica: Caso deseje incluir um favorecido que não está na lista, digite o nome do favorecido e aperte a tecla "TAB".
Dica: O cadastro de favorecidos é útil para manter o histórico de todas empresas ou pessoas que você manteve ou ainda mantém algum tipo de relacionamento financeiro.
Dica: Na tela de relatórios é possível gerar o relatório Totalização por Favorecidos que relaciona todos os valores pagos ou recebidos de um determinado favorecido.
Agendamento
Na inclusão de uma nova transação você poderá informar a frequência em que essa transação ocorrerá. Após gravar a transação, você pode consultar, modificar ou excluir o agendamento na tela de "Agendamentos". Caso não queira fazer um agendamento para a transação, no campo "Frequência",deixe a opção "Uma única vez".
Seleção de Meses
Seleção de Dias da Semana
Seleção de Dias
Contínua: Selecione esta opção caso o agendamento não tenha uma data para término.
Parcelada: Caso selecione esta opção será possível informar o número de parcelas restantes para o término.
Observações do registro automático:
Caso o agendamento possua duas ou mais ocorrências vencidas, o Dindin também fará o registro delas, limitando ao número de 12 ocorrências por vez para cada agendamento;
A verificação do registro automático será feita na abertura do sistema ou na gravação do agendamento;
É possível deixa a opção "Registrar Automático" sempre marcada. Acesse o menu Sistema -> Preferências e altere a opção indicada.
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