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Como fazer o orçamento no Dindin

Solution

O orçamento é um poderoso recurso que permite limitar, acompanhar e planejar antecipadamente os gastos do dia a dia. Aqui você vai encontrar todas as informações para começar o seu orçamento com o Dindin.

1. Cadastrando um Orçamento

Existem basicamente duas formas de cadastrar um novo orçamento para uma categoria, são elas:
 
a. Através da tela de Orçamento:
    • Clique no botão "Orçamento" na barra de ferramentas do Dindin;
    • Clique no botão "Novo".
(Barra de Ferramentas - Orçamento)
 
 
(Botão Novo - Orçamento)
 
 
b. Através da tela Inicial:
 
    • Clique com o botão direito sobre a categoria que receberá o orçamento;
    • Selecione a opção "Incluir Orçamento para Categoria" localizada na guia da opção "Orçamento".
(Incluir Orçamento Através da Tela Inicial)


2. Preenchendo o Cadastro


 
(Tela de cadastro do Orçamento)
 
  • CategoriaSelecione para qual categoria o orçamento será criado.
  • Descrição: Informe uma descrição qualquer que identifique o orçamento; Ex. Caso a categoria selecionada seja “Supermercado”, a descrição poderia ser “Minhas Compras Mensais”. 
  • Tipo de Custo: Este campo é liberado apenas se a categoria selecionada for do tipo “Investimento” ou “Despesa”, e é importante para quantificar o custo de vida de uma pessoa ou família. As opções são as seguintes: 
    • Fixo:  Selecione esta opção para identificar suas despesas que obrigatoriamente deverão ser pagas ou assumidas sobre qualquer situação. Ex.:  Aluguel, Financiamentos, Condomínio, IPTU, etc. Obs: O total dos custos fixos de um orçamento irão definir a quantia nessaráia para você se manter;
    • Variável: São as despesas que podem ser cortadas ou reduzidas. Ex.: Passeios, Academia, Salão, Investimentos, etc.
    • Semifixo: São as despesas obrigatórias, mas que podem ser reduzidas. Ex.: Água, Luz, Gás, Supermercado, etc.  
 
Dica: Emita o relatório “Gráfico de Despesas por Tipo de Custo”, localizado na tela “Relatórios” para obter a totalização dos seus tipos de custo.

  • Período Inicial: Informe a partir de qual mês/ano o orçamento para a categoria se iniciará. Ex.: 01/2017;
  • Frequência: Selecione a frequência do orçamento que está sendo criado:
    • Eventual: Uma única vez;
    • Mensal;
    • Bimestral;
    • Trimestral;
    • Quadrimestral;
    • Semestral;
    • Anual;
    • Variável (Mês):
      • Seleção Meses: Selecione os meses que o orçamento será inserido para a categoria;
    • Variável (Semana):
      • Dias Semana:  Selecione os dias da semana que o orçamento será contado; Obs.: O valor mensal do orçamento será totalizado de acordo com os dias da semana selecionados.
    • Variável (Dias):
      • Seleção Dias: Selecione em quais dias o orçamento será contado; Obs.: O valor mensal do orçamento será totalizado de acordo com os dias selecionados.
  • Valor Previsto: Informe o valor mensal que você planeja gastar ou receber para a categoria; Obs.: Caso a frequência selecionada seja “Variável (Semanal)” ou “Variável (Dias)” informe o valor diário.
  • Reajustar o valor do orçamento automaticamente: Selecione este campo para habilitar o reajuste automático do orçamento com base em um percentual e intervalo de tempo;
  • Informar prazo final para lançamento do orçamento: Informa o número de ocorrências restantes que o orçamento deverá ser inserido para a categoria. Útil para orçamento de compras e recebimentos parcelados.
  • Quadro de Lançamentos: Este quadro, localizado à direita do cadastro, irá relacionar em tempo real os lançamentos do orçamento de acordo com os campos preenchidos no cadastro (Período Inicial, Frequência, Valor, etc.). 
(Quadro de Lançamentos)
 
Para alterar as informações de um período específico, clique com o botão direito sobre o período desejado e escolha a opção “Alterar”. Os campos passíveis de alteração são:
 
(Edição de Lançamentos do Orçamento)
 
    • Valor Previsto: Valor mensal do orçamento previsto para o período;
    • Interromper Lançamento: Selecione se dejeja que orçamento seja interrompido 
      • Não Interromper: O orçamento informado para o período será inserido normalmente; 
      • Só este Período: O orçamento informado para o período será suspendido temporariamente; 
      • Em definitivo:  Selecione esta opção caso deseje que a partir desse período o orçamento seja suspendido em definitivo;
    • Comentário: Este é um campo de livre preenchimento que poderá ser utilizado para explicar o motivo de alguma alteração efetuada;
 
 
 3. Alterando ou Excluindo um Orçamento

Confira os passos para alterar um orçamento existente ou para excluir em definitivo o mesmo.
  • Clique com o botão direito sobre o orçamento que será alterado ou excluído.
  • Clique na opção "Alterar" para mudar algum dado do orçamento cadastrado.
  • Clique na opção "Excluir" para remover definitivamente o orçamento;
(Alterando ou Excluindo um Orçamento)


4. Acompanhando o Orçamento na Tela Inicial
 
Os orçamentos criados para a categorias serão totalizados e mostrados na tela inicial do Dindin, na coluna "Valor Orçamento". 

(Tela Inicial - Coluna Valor Orçamento)


Juntamente com as colunas "Valor Realizado", "Saldo" e "(%) Realizado",  será possível acompanhar se os seus gastos e recebimentos estão permanecendo dentro do planejado para o período selecionado. Segue uma breve descrição de cada uma dessas colunas:
  • Valor Orçamento: Totaliza por categoria os valores dos orçamentos criados na tela “Orçamento”;
  • Valor Realizado: Totaliza os valores que foram registrados nas contas e que foram vinculados à categoria;
  • Saldo: Calcula a diferença entre o valor orçado e o valor realizado, revelando a quantia necessária até que se atinja o orçamento definido; 
  • (%) Realizado: Mostra o nível percentual já realizado do orçamento; Dependendo do percentual, as linhas podem tomar cores diferentes indicando o progresso já atingido do orçamento:
    • Verde: Dentre 1% e 80%; 
    • Amarelo: Acima de 80%;
    • Azul: O orçamento foi atingido em 100%;
    • Vermelho: O valor do orçamento foi ultrapassado;
    • Cinza claro: Somente a coluna “Valor Orçamento” foi preenchida;
    • Cinza Escuro: somente a coluna “Valor Realizado” foi preenchida.

5. Transferência de Orçamento Entre Categorias

À medida que os orçamentos forem sendo utilizados, surgirá situações em que a transferência do orçamento de uma categoria para outra se tornará uma prática comum e um importante recurso para manter seus gastos sobre controle. 

Uma situação comum ocorre quando o orçamento de uma categoria foi ultrapassado, resultando em um saldo negativo, enquanto o orçamento de outra categoria permanece excedente. Essa é uma típica situação em que a transferência de orçamento pode ser usada. 

(Situação em que a transferência de orçamento pode ser acionada)
 
Para transferir o orçamento entre categorias, siga os seguintes passos:

  • Clique com o botão direito sobre a categoria que fará a doação do orçamento, isto é, a categoria de onde sairá a quantia a ser transferida. 
  • Selecione a opção "Transferência Entre Categorias" localizada na guia da opção "Orçamento"
(Acesso á Tela Transferência de Orçamento)
 
 
Na tela "Transferência de Orçamento", preencha os seguintes campos:

(Tela Transferência de Orçamento)
  • De: Selecione a categoria doará o orçamento;
  • Para: Seleciona a categoria que receberá o orçamento;
  • Valor: Informe o valor a ser transferido;
Clique em "Confirmar" para efetuar a transferência.

Dica: A transferência de orçamento nada mais é que a criação automática de dois registros na tela "Orçamento", com os valores que foram transferidos, um positivo e outro negativo.


6. Acompanhando os Saldos do Orçamento

A possibilidade de visualizar e acompanhar os saldos (Receita - Despesa) dos orçamentos por período, faz do Dindin um sistema único e confere uma ferramenta fantástica no controle financeiro. Os saldos do orçamento podem ser localizados na parte inferior da tela  "Orçamento".
 
 (Saldos do orçamento por período - Tela Orçamento)

O saldo visualizado para cada período é um cálculo que soma os orçamentos das categorias do tipo "Receitas", subtraindo o total dos orçamentos de "Investimentos" e "Despesas".
 
Este cálculo leva em consideração o saldo inicial informado para o período (explicado no tópico anterior), a frequência e demais campos configurados ao se cadastrar cada orçamento.
 
A ideia central é que os saldos apresentados reflitam com a maior precisão possível o valor disponível para cada período, e com essa informação, seja possível antecipar e planejar melhor os gastos de cada mês;
 
Dica: A precisão dos saldos se dará de acordo com os orçamentos cadastrados. Então, cadastre tudo que vier a sua mente: Contas a pagar, Conta as Receber, valor estimado com supermercado, passeios, carro, IPVA, IPTU,  etc, etc..

 
7. Informando o Saldo Incial do orçamento

Para informar o saldo inicial do orçamento, altere para o período corrente, clique sobre o nome do período e selecione a opção: "Saldo Inicial do orçamento".

(Acesso à tela de informação do saldo inicial do orçamento)
 
Na tela que abrir, faça o preenchimento do campo "Saldo Inicial"

(Tela de preenchimento do saldo inicial do orçamento)

Dica:  O valor do saldo inicial corresponde a toda quantia que tenha “sobrado” ou “faltado” do período imediatamente anterior e que será incluída no orçamento. Este valor pode ser tanto negativo como positivo.


8. Fechamento do Período

O fechamento de um período ocorre na passagem de um mês para outro. A finalidade ao se fechar um período é transferir de maneira automática os saldos disponíveis das categorias e do orçamento para o mês seguinte.  
 
Para abrir a tela de fechamento do período, clique sobre o período que deseja fechar, e selecione a opção "Fechar Período".

(Acesso á Tela Fechar Período)
 
 
Na tela de Fechamento de Período, serão relacionadas todas as categorias que possuem algum saldo disponível no período, podendo ser de valor negativo ou positivo. 
 
É possível indicar nesta tela as categorias que não devem ter os seus saldos transferidos. Para isso, desmarque a caixa de seleção ao lado do nome das mesmas. 

 
(Tela Fechamento de Peíodo - Exemplo)
 
Dica: Ao clicar no botão "Confirmar", o Dindin fará uma série de configurações e procedimentos internos irreversíveis. Só confirme se de fato você quer fechar um mês e partir para o próximo. 
 
 
Exemplo do comportamento da transferência de saldos: 
 

 
(Tabela exemplificando a transferência de saldos)
 
Dica: Ao fechar o período, o saldo inicial do mês seguinte é preenchido de maneira automática. Recomendamos que faça a conferência do mesmo, observando se o valor encontrado é de fato o valor resultante do mês anterior. 
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